Você sabe de onde vem o vidro?

Um dos materiais mais valorizados e empregados para as mais diversas finalidades, o vidro está presente em projetos arquitetônicos, em itens de decoração e em vários objetos que utilizamos no nosso dia a dia. Mas, afinal de onde vem o vidro?

Essa é uma pergunta muito comum, pois há uma grande curiosidade acerca da origem do vidro. Ele vem de uma mistura de matérias-primas naturais e existe a milhares de anos, antes mesmo da existência do homem.

 

Como foi descoberto de onde vem o vidro?

O vidro é fabricado pela própria natureza, pois quando uma descarga elétrica atmosférica (relâmpago) ou um raio de sol atingem a areia, em condições específicas de temperatura e incidência, há o surgimento do vidro. Em outras palavras, ele surge através da combinação de altas temperaturas com areia e calcário e a descoberta desse processo por alguns navegadores se deu ao acaso

Hoje, o vidro é produzido dentro de fábricas, por meio da mistura de areia, sódio e cálcio e outros componentes químicos, que depois é levada a um forno de 1500ºC. Após sair do forno ela se transforma em vidro e é moldada para os mais diversos fins.

Tipos de vidros

Há uma grande gama de opções de vidro e cada uma delas possui uma ligação direta com a finalidade em que será empregado. Como o vidro temperado, conhecido pela sua grande resistência a impactos e utilizado em box de banheiros, janelas, divisórias de ambientes, aparelhos domésticos, entre outros.

Já o vidro laminado, um tipo também considerado de grande resistência e segurança, é aplicado em coberturas, fachadas, vitrines, sacadas, para-brisas de carros, etc. Há ainda muitos outros, como o vidro comum, refletivo, aramado, fantasia, espelho, entre outros.

Para conhecer de maneira mais detalhada os tipos de vidros e suas indicações de uso, faça download do nosso Guia gratuito.

Sobre o autor
1 Comentário
  1. Interessante o processo ed fabricação do vidro pela natureza!

Deixar comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *

Você pode usá-los HTMLtags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Limpar formulárioEnviar